Essa é uma das melhores séries de ação conspiratória e poucos se recordam dela.

Jarod era uma criança pequena quando o grupo governamental “The Center” o tirou de sua família, por conta de seu Q.I. elevadíssimo, e o inseriu no projeto “Pretender”. Sua vida foi regrada em um ambiente claustrofóbico e todos os dias seu cérebro era condicionado a aceitar um incrível montante de informações sobre todos os aspectos do mundo de que foi banido. Assim, Jarod se tornou capaz de cumprir qualquer tarefa ou profissão humana sem o mínimo de estudo ou prática no assunto.
Mas um dia, o garoto-prodígio descobre que, para obter os dados que eram simulados em sua mente, muitas pessoas eram friamente assassinadas pela The Center. Enojado e com medo dos planos futuros da organização, Jarod consegue fugir de seu cativeiro e começa a se adaptar aos costumes sociais contemporâneos. Enquanto estava trancado a sete chaves, o garoto só tinha contato com uma pessoa: Sidney, seu psicólogo e figura paterna.

Quando a série tem início, acompanhamos um Jarod já adulto e maduro, que vive viajando pelos Estados Unidos e utiliza de todas as suas habilidades para promover o bem e ajudar o próximo. O problema é que, por todos esses anos, uma agente da The Center chamada Miss Parker está encarregada de encontrá-lo e trazê-lo de volta – com o constante auxílio de Sidney.

O seriado foi arquitetado de forma absolutamente genial: a cada episódio, víamos um Jarod em uma situação completamente diferente (de cirurgião a piloto de Formula 1), ao mesmo tempo em que fugia de seus perseguidores. A caracterização realista dos personagens, o roteiro que fundia a comédia e drama de forma majestosa e até mesmo a trilha sonora premiada não conseguiram conquistar seu lugar na televisão por muito tempo.

Infelizmente, a série durou apenas quatro temporadas e rendeu dois filmes produzidos pela TNT. É triste e até mesmo espantoso como poucas pessoas tiveram contato com “The Pretender”… mas, bem, sempre há métodos de conhecê-la, certo? Há alguns anos, foi lançado um box de DVDs com toda a saga.