Quando “Spartacus: Vengeance” estreou nessa temporada, a apreensão dos fãs era inevitável. Era possível que o novo ator principal, Liam McIntyre, não fosse tão bom quanto Andy Whitfield. Mas a apreensão veio por nada. Liam entregou o que esperávamos – e foi além.

Alerta de spoilers! Se você não viu ou não quer saber como foi o final da segunda temporada de “Spartacus”, melhor só assistir esse trailer promocional mesmo:

 

 

Aparentemente o canal Starz aprendeu uma ou outra coisa com o final da primeira temporada de “Game of Thrones”. E usou com extrema empolgação o que aprendeu. Porque eles não mataram só um personagem principal. Eles levaram quase o elenco todo.

É interessante notar que, em “Spartacus”, a produção foi feita tendo em mente o lado histórico, mas aproveitando-se para tomar as devidas licenças nos momentos em que pouco se sabe sobre detalhes. Isso acontece muito principalmente no lado dos rebeldes. Enquanto temos bastante detalhes históricos sobre o lado dos romanos, eventualmente vencedores, há pouco sobre os revoltados. E isso gera muito mais imprevisibilidade e muito (eu disse muito) mais diversão.

E no geral, não há como comentar o episódio sem falar quem acabou levado pela ira dos deuses. Oenomaus salva Gannicus enquanto ambos lutam com um mercenário egípcio, e acaba morrendo nos braços dele. Mira foi morta por um machado aleatório, que era na verdade para matar Spartacus. Cena muito triste. Ashur foi morto por Naevia numa das mais empolgantes cenas de violência já vistas na pequena tela.

Já do lado dos romanos, a enlouquecida Lucretia se matou. E levou o filho de Ilithyia junto, ao pular do precipício perto do ludus. Foi uma das sequências mais incríveis, e a interpretação de Lucy Lawless merecia um prêmio. E por fim, a morte que todos já esperavam: Gaius finalmente morreu nas mãos de Spartacus. De joelhos. Engolindo uma espada (e não de um jeito circense).

 

 

Agora fica a dúvida: como será a próxima temporada agora que a maioria do elenco abotoou o paletó de madeira? Só vamos saber quando a terceira temporada chegar…