Entrando em seu nono ano de operação, o projeto Opportunity da NASA em Marte está… bem, meio ocioso. Pra se ter uma ideia, o robozinho lá anda tirando até auto-retratos para passar o tempo.

E não é brincadeira não – a imagem que ilustra este artigo foi construída ligando as fotos em 360 graus que o robô tirou ao redor de si. De fato, o Opportunity não tem recebido nenhuma missão especial já a algum tempo.

O máximo de ação que ele enfrentou nos últimos dias foi tentar posicionar-se da melhor maneira possível na parte do planeta que está mais exposta ao Sol, visando preparar seus painéis solares para o inverno de Marte, que está chegando.

O auto-retrato do Opportunity, no entanto, não foi completamente sem propósito. A intenção dos pesquisadores era recriar uma imagem da paisagem que uma pessoa teria em vista caso estivesse realmente pisando em Marte. O local onde o droid tirou as fotos é o mesmo onde ele passará o inverso marciano – Greeley Haven, como é conhecido.

E uma dica aos adoradores de UFOS e extraterrestres que esperam um ataque marciano – o tripé onde fica instalada a câmera que tirou as fotos foi retirado das imagens pela própria agência espacial. Não foi obra de alienígena algum – ou, ao menos, é isso que a NASA quer que acreditemos.

Fonte