Já vimos na parte um do especial de fotos onde você pode encontrar imagens gratuitamente online e, no feriado de amanhã, 12 de outubro, você poderá conferir alguns editores online. No meio tempo, guarde esse artigo para depois. Vamos aprender com o Photoshop a desfocar o fundo das imagens, dando mais destaque ao assunto.

O efeito é conseguido com o foco da câmera. Quando a abertura é pequena, só um pedaço do assunto é focado, desfocando todo o resto. Mas câmeras digitais ou do celular nem sempre têm esse controle. De qualquer forma, é um efeito bacana e bem simples de fazer.

Essa imagem é uma foto da Aretusa, tirada por mim no parque Trianon, em São Paulo.

1) Duplique a camada da foto duas vezes
Para duplicar uma camada, você pode arrastar para o ícone de camada nova OU clicar com botão direito e em duplicar camada. Faça isso duas vezes e você terá três cópias da imagem.

2) Selecione o assunto
Existem várias técnicas para selecionar uma imagem. Uma das mais fáceis é o Laço Poligonal. Selecione ele na barra de ferramentas (ou aperte a letra L) e clique em volta da figura. Dica: use o zoom para enxergar melhor, apertando CTRL + ou CTRL -. Outra dica: faça aos pedaços. Na barra superior, clique em adicionar e selecione pedacinho por pedacinho. Assim você corre menos risco de perder seu trabalho.

Você pode refinar a seleção em Selecionar > Modificar > Suavizar (smooth) ou, nas versões mais atuais, em Refinar Aresta.

3) Mascare
Quando acabar a seleção, clique no ícone de Máscara. Parece que não aconteceu nada, mas na verdade esse foi o recorte. A vantagem desse método é que você pode continuar recortando usando os pincéis branco e preto na máscara.

4) Hora da mágica
Clique na camada do meio. Clique em Filtro → Desfoque → Desfoque Grassuniano (Filter → Blur → Grassuian Blur). Mude o valor do raio até conseguir um efeito satisfatório e clique em OK.

5) Retoques finais
Estamos quase acabando. Lembre-se que você está desfocando somente a profundidade, então precisamos que o chão fique sem desfoque. Clique na camada do meio e em máscara novamente, sem selecionar nada.

Clique em Degradê (se não aparecer, clique e segure no baldinho de tinta) e faça um degradê pequeno, embaixo.

Para finalizar, coloquei um filtro e pronto!