O velho e bom Google vai mudar… E a mudança parece ser radical mesmo. O mecanismo do buscador pertencente a uma das empresas mais conhecidas do planeta passara por um grande processo de renovação com a finalidade da adição de novas tecnologias.

Amit Singhal, um dos executivos da Google, declarou ao The Wall Street Journal que o buscador será bem mais intuitivo. “Ele funcionará da mesma forma que os humanos entendem o mundo” ele explica.

Este tão complexo conceito irá tomar forma com a adição de um novo mecanismo chamado “busca semântica”. Com ele, as pesquisas serão mais relacionadas a pessoas e lugares, tornando-as mais diretas. O processo que hoje é normal – realizar uma busca sobre algum assunto apenas para obter uma resposta rápida nos próprios títulos dos sites que ela retorna – deverá ficar mais conciso, pois agora, com a nova opção, o Google lhe apresentará uma lista de pessoas e/ou cidades se, por exemplo, estiver querendo descobrir sobre alguém ou algum local.

Mesmo com as inovações no sistema de busca, o antigo esquema de procurar-se sobre algum assunto a partir de uma palavra-chave continuará disponível e ativo.

Isto tudo faz parte de um processo que a Google esta aplicando à seus produtos. A pouco tempo, o buscador foi integrado ao Google+, o que começou a acrescentar resultados relacionados aos seus contatos às buscas realizadas.

Mais impactos são aguardados com todas estas medidas: as previsões são de que entre 10% à 20% das pesquisas feitas através do Google serão atingidas pela nova ferramenta. Espera-se que este “impacto” seja positivo e auxilie ainda mais a pavimentar o buscador Google como o mais completo da internet – pois com certeza, o “mais famoso” ele já é.

Fonte