Quem nunca fez o gesto do “enquadramento” na direção de algo ou alguém, reproduzindo um “L” em cada mão e juntando-os como se fossem uma foto? Esta é impagável: pesquisadores japoneses estão desenvolvendo um pequeno gadget que permitirá que você realmente tire fotos com este gesto – e até filme!

O acessório mostrado na foto foi apelidado de Ubi-Camera. Para usá-la, a pessoa deve encaixá-la na ponta de seu dedo indicador – o lado com a lente voltado para frente, claro. Após isso, você deve reproduzir o gesto do duplo L e então aproximar ou afastar o enquadramento com os dedos do resto – isto serve para focalizar melhor a imagem. É possível ver se o que esta tentando fotografar esta ou não em foco através de um pequeno sensor colorido na parte de trás da pequena câmera. Dependendo da cor, o foco está ou não ajustado. Quando satisfeito com o que esta enfocado, basta pressionar um botão (disposto de maneira a poder ser facilmente pressionado sem ter de desfazer o gesto) – e sua foto foi tirada.

Mas o projeto atual, desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Instituto Japonês de Artes Avançadas de Mídia e Ciências, ainda esta muito longe de um modelo comercial. Há muitos entraves ainda, como a incapacidade de se dar um zoom na imagem (isto só pode ser feito na pós-produção da fotografia, via computador), e também a ausência de uma telinha onde se possa ver no próprio dispositivo (ou ao menos ter-se uma idéia) do que esta sendo focalizado – coisa que no momento só é possível com o dispositivo conectado ao PC. Mas considerando o que já foi feito, é um belo progresso.

E também muito saudosista: quem diria que aquele gesto que fazíamos e ainda fazemos nos dias de hoje, normalmente acompanhados de frases como “Você vai ficar linda!” um dia poderia ser a própria câmera fotográfica?

Estou realmente ficando velho…

Fonte