Stan Lee estaria sendo pago pela Disney para dizer que os personagens que criou ao lado de Jack Kirby pertencem exclusivamente à editora. Seria essa toda a verdade?

Quem acompanha os bastidores do mundo dos quadrinhos sabe da existência de pelo menos dois processos que estão sendo julgados há anos, sem solução até o momento: um deles é o das famílias de Jerry Siegel e Joe Shuster contra a DC Comics pelos direitos, ou parte deles, do Superman por terem sido os criadores do personagem; outro é o da família de Jack Kirby contra a Marvel pelos direitos dos personagens que ele co-criou com Stan Lee na Casa de Ideias.

Para os que não sabem o que estamos falando, vai aí um pequeno resumo: Jack Kirby foi o desenhista que, ao lado de Stan Lee, criou quase todos os principais personagens do Universo Marvel que conhecemos hoje: Homem de Ferro, Hulk, Demolidor, Quarteto Fantástico, os X-Men… Com exceção do Capitão América (foi Joe Simon quem o criou no lugar de Lee) e do Homem-Aranha (Stan o criou com Steve Ditko), a dupla deu vida a alguns dos personagens mais populares da cultura popular e tornou a Marvel na gigante do gênero que é hoje.


A família de Kirby, no entanto, não vê esse dinheiro todo que os personagens renderam. A história é bem complexa mas, para encurtar esta saga, os advogados da Marvel alegam que Jack trabalhava para eles como freelancer e que, por contrato, tudo que ele criaria para a Marvel é propriedade única da empresa.

Será?

De acordo com uma apelação do advogado Marc Toberoff, que defende a família Kirby, Stan Lee estaria recebendo uma grande quantia de dinheiro da Disney para afirmar a questão do contrato de freelancer de Jack no tribunal – e a acusação não para por aí: a gigante do entretenimento estaria ameaçando com demissão todo mundo na editora que poderia testemunhar o contrário desta afirmação.

O irmão de Stan, Larry Lieber, também haveria sido “persuadido” pelo próprio a manter-se queto a respeito, como mostra esse trecho da acusação em escrito, apontado pelo site Bleeding Cool:


A situação é crítica e a Marvel terá que apresentar provas concretas de que essas acusações são falsas se quiserem manter os direitos dos personagens em suas mãos. E você? Acha que existe sujeira por debaixo do carpete da Casa de Ideias? Deixe seu comentário!